"Uma passagem para a outra margem"

4. Desenvolvimento Profissional

Âmbito

Esta área engloba atividades e vivências importantes na construção da competência profissional, numa perspetiva do seu desenvolvimento ao longo da vida profissional, promovendo o sentido de pertença e identidade profissionais, a colaboração e a abertura à inovação.

 

Objetivo

Perceber a necessidade do desenvolvimento profissional partindo da reflexão acerca das condições e do exercício da atividade, da experiência, da investigação e de outros recursos de desenvolvimento profissional. Investigar a sua atividade em toda a sua abrangência (criar hábitos de investigação/reflexão/ação).

1) Partilhar os problemas e desenvolver o espírito de colaboração (em geral, na escola, no departamento e no núcleo de estágio)

2) Desenvolver competências de argumentação e de comunicação, quer escritas quer orais.

3) Identificar problemáticas de estudo argumentando a sua pertinência prática (reportada à sua experiência), contextual (reportada à dinâmica da escola em que se integra) e teórica (reportada ao quadro de referências científico afim ao problema). 

4) Conceber desenhos de pesquisa adequados aos problemas em estudo, situando-os no quadro teórico de referências, identificando e justificando as decisões de ordem metodológica, nomeadamente a operacionalização dos conceitos (variáveis) em estudo e os processos de recolha e tratamento de informação.

5) Aplicar os procedimentos de recolha e tratamento de dados garantindo as suas qualidades gerais de validade e fiabilidade.

6) Analisar e discutir os resultados de forma consentânea com o conhecimento teórico e empírico actuais e/ou propõe soluções válidas para a superação do problema abordado.

7) Organizar, realizar e avaliar sessões de divulgação dos resultados das pesquisas à comunidade escolar, garantindo a compreensão da sua oportunidade e dos procedimentos encetados e mobilizando a participação activa dos participantes na sua discussão.

8) No desenvolvimento da actividade docente, manifestar a capacidade de cooperação com os diferentes intervenientes, num clima de cordialidade e respeito, de entreajuda e sentido crítico, manifestando responsabilidade, iniciativa, criatividade e adaptabilidade.

9) Conceber, utilizar e avaliar os processos de interacção entre os diferentes intervenientes no sistema educativo fomentando o recurso às tecnologias da informação e comunicação.

10) Ser capaz de refletir os problemas da profissão docente em geral e do professor de Educação Física em particular, no sentido do seu desenvolvimento profissional. 

11) Intervir nas diferentes dimensões da sua actividade profissional revelando uma elevada consciência crítica social e política e assumindo a iniciativa para a promoção e desenvolvimento da igualdade de direito e deveres, a justiça social e do exercício da democracia.

 

Tarefas

Análise do sistema educativo

Projecto de Formação Individual (PFI)

Relatório de Estágio


 

© 2011 Todos os direitos reservados.

Crie o seu site grátisWebnode