O Estágio visa a integração no exercício da vida profissional de forma progressiva e orientada, através da prática de ensino supervisionada em contexto real, desenvolvendo as competências profissionais que promovam nos futuros docentes um desempenho crítico e reflexivo, capaz de responder aos desafios e exigências da profissão. Estas competências profissionais, associadas a um ensino da Educação Física e Desporto de qualidade, reportam-se ao Perfil Geral de Desempenho do Educador e do Professor (Decreto-lei nº 240/2001 de 17 de Agosto) e organizam-se nas seguintes áreas de desempenho:
I. Organização e Gestão do Ensino e da Aprendizagem
II. Participação na Escola
III. Relação com a comunidade
IV. Desenvolvimento profissional
1- As Atividades do Estágio Profissional englobam:
a. Prática de Ensino Supervisionada (PES)
b. Atividades de observação e colaboração em situações de educação e ensino, nas áreas de desempenho referidas nos Objetivos.
2 - As atividades letivas e não-letivas realizadas na Escola respeitam as orientações da Escola cooperante, nomeadamente o Projeto Educativo de Escola, o Projeto Curricular de Escola, o Projeto do Departamento em que se insere o Grupo de EF, o Projeto Curricular de EF e Projeto do Desporto Escolar e o Projeto Curricular de Turma.
3 - As atividades de ensino-aprendizagem consistem na regência de aulas pelo estudante estagiário com as respetivas atividades de planeamento, realização e avaliação; na observação de aulas ministradas pelo professor cooperante, colegas estagiários ou outros professores e realização ou colaboração em tarefas definidas pelos orientadores como fundamentais para a formação profissional do estudante estagiário.
4 - Atividades incluídas nos ciclos de formação realizados na FADEUP.
5 - Relatório de Estágio.